A menopausa é um momento importante na vida de todas as mulheres, marcando o fim do período fértil e o início de uma nova fase, em que os ciclos menstruais regulares deixam de acontecer. Embora seja algo natural, em muitos casos a menopausa pode ser sinônimo de desconforto e mudanças significativas no corpo e na mente, afinal, a mulher é afetada por diversas oscilações hormonais. Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe esse artigo até o final.
Você sabe o que é a menopausa?
Pode-se dizer que ela é definida como o momento em que uma mulher deixa de ter ciclos menstruais regulares, uma vez que seus ovários param de produzir óvulos e, com isso, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem significativamente. Geralmente, ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode variar de mulher para mulher.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo na vida da mulher. Dessa forma, a menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação.
Principais sintomas da menopausa
Durante esse período, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças hormonais capazes de causar uma variedade de desconfortos, os quais podem ser leves ou graves. Confira, a seguir, seus principais sintomas:
- Fogachos: sensação de calor súbita, acompanhada de suor e rubor na face e no pescoço.
- Insônia: dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite.
- Mudanças de humor: irritabilidade, ansiedade, depressão ou mudanças de humor imprevisíveis.
- Ressecamento vaginal: perda de elasticidade e lubrificação vaginal, o que pode causar desconforto e dor durante a relação sexual.
- Aumento de peso: muitas mulheres notam um aumento de peso durante a menopausa, especialmente na região abdominal.
- Perda óssea: a diminuição dos níveis de estrogênio pode levar à perda óssea, aumentando o risco de osteoporose.
Como amenizar os desconfortos da menopausa?
Embora a menopausa possa ser bastante desconfortável para algumas mulheres, existe uma boa notícia sobre o assunto: seus sintomas podem ser aliviados com tratamentos adequados, incluindo mudanças na dieta e no estilo de vida, terapia hormonal e tratamentos alternativos.
-
Terapia hormonal
Essa é uma das principais formas de aliviar os sintomas da menopausa. A terapia consiste em repor os níveis de estrogênio e progesterona no corpo, reduzindo sintomas como ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal. No entanto, a terapia hormonal não é recomendada para todas as mulheres, pois pode haver um aumento no risco de algumas doenças. Daí a importância de consultar um médico antes de adotar essa alternativa.
-
Exercício físico
A atividade física regular pode ser eficaz no combate aos desconfortos dessa fase da vida feminina, melhorando o humor, o sono e a saúde cardiovascular. Além disso, o exercício pode ajudar a manter o peso saudável e a prevenir a perda de massa muscular.
-
Dieta equilibrada
Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como cálcio e vitamina D, pode prevenir a osteoporose e reduzir os sintomas da menopausa. Além disso, alimentos fontes de fitoestrógenos, como soja e linhaça, também são aliados na busca por mais bem-estar. Outra boa dica é investir no Extrato Seco de Amora, que é formulado com ativos que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e adstringentes, auxiliando principalmente na atenuação das consequências do climatério e da menopausa.
-
Tratamentos alternativos
Terapias alternativas, como acupuntura, massagem e meditação, podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e melhorar o bem-estar emocional. Além disso, o uso de alguns produtos específicos também é indicado para amenizar as complicações características desse período, como é o caso do Óleo de Prímula, que auxilia na regulação dos hormônios femininos, influenciando na diminuição dos sinais relacionados à tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa.
-
Mudanças no estilo de vida
Mudanças simples no estilo de vida, como dormir em um ambiente fresco e confortável, usar roupas leves e respiráveis, reduzir o consumo de cafeína e álcool, e evitar fumar, podem ser eficazes na conquista de mais bem-estar.
Conte com a ajuda certa para ter mais bem-estar
O médico ginecologista é o profissional mais indicado para ajudar a controlar os sintomas da menopausa, já que ele é capaz de avaliar a saúde geral da mulher, solicitar exames e indicar tratamentos específicos para aliviar os desconfortos e prevenir complicações de saúde associadas à baixa produção de hormônios.
Além disso, outros profissionais de saúde, como nutricionistas e fisioterapeutas, podem ser envolvidos no tratamento da menopausa, principalmente quando se trata de alimentação saudável e atividade física. O importante é sempre buscar ajuda profissional para identificar as melhores estratégias de tratamento para cada caso específico.
Fontes consultadas: Unifesp | Ministério da Saúde | Portal Hospital Israelita Albert Einstein
Fonte da imagem: Image by Freepik.